quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mercado cinematográfico

O cinema comercial está cada dia pior. E essa onda de filmagem de enredos de livros parece contribuir para essa máxima. Se esses livros tivessem realmente um conteúdo que acescentasse algo, tudo bem, mas....
Estamos nas mãos de escritores extremamente sensacionalistas e de conteúdo muito vagos. O exemplo recente é o escritor americano Dan Brown com os suas duas novelas que foram aproveitados pelo cinema e onda agora é a escritora(?) ( será aquilo literatura??) com a segunda filmagem de seus livros. Um tal de "Lua Nova" que assim como seu conterrâneo , Dan Brown, fez apenas algumas mudanças e maquilagem do primeiro escrito. O mercado do entretenimento faz um alarde enorme sobre o lançamento da filmagem de Lua Nova, passando a ideia para nós incautos analistas da cultura comercial, que se trata de um excelente filme. Acredito que muita gente não vai nessa onda.
Esse vazio nas artes contemporâneas é resultado da consolidação capitalismo na sua fase mais cruel, o neoliberalismo, que com sua política da aldeia global, esfacela as produções regionais e locais.
É possível ser resistente a isso tudo??
Eu procuro todo dia lutar para não cair na alienação geral.
J.Davi

Nenhum comentário:

Postar um comentário