terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coluna de Anderson Martins - SUPERVASCO - Taças e títulos todos têm... 23 de Agosto 2011

Excelente coluna desse competente jovem do sitio SUPERVASCO - Expressa o sentimento de todo Vascaíno - Vale a pena ler !! 

..mas essa história linda e marcante... só o Vasco da Gama tem. Um clube marcado pela luta contra uma das piores mazelas que uma sociedade pode carregar: O preconceito. E o preconceito ia além da cor da pele. Ele ia desde o preconceito racial até o social. Existia o preconceito com os imigrantes portugueses, que eram em sua grande maioria comerciantes e trabalhavam duro, de sol a sol, e eram tachados de analfabetos e etc.

Da junção disso tudo surgiu um clube. Um clube que até hoje não conta com a simpatia da grande mídia. Um clube que desde cedo teve que lutar pelo seu espaço na sociedade esportiva nacional. E que até hoje luta a cada dia pelo seu espaço mesmo sem ser o queridinho. E como disse o Gustavo da Área 21 no domingo: “Isso nunca vai mudar!”. E é verdade, essa predileção pelo rival da Gávea nunca vai mudar.

Mas não é sobre isso que quero falar. Quero falar de um clube que foi fundado sobre os alicerces da luta, mesmo que silenciosa por vezes contra o apartheid social que o Rio de Janeiro vivia no inicia do século passado. E esse mesmo, desde já, fez a sua opção, a sua escolha. E essa escolha determinaria que esse mesmo clube não fosse somente da colônia portuguesa. Essa escolha, essa opção, tornou esse clube popular, e abrigou a todos independentemente de sua condição social e racial.

E foi por isso que escolhi esse clube para amar, não só para torcer. Se o Vasco acabasse hoje eu não ousaria torcer por nenhum outro clube. Se o Vasco nunca mais ganhar nada, nem mesmo um torneio de categoria de base, eu continuarei a torcer pelo clube. E isso tudo é para expor os meus motivos pessoais, que me fizeram escolher essa idéia viva chamada Vasco da Gama.

Como bem disse o meu amigo Weber Fadel: “O Vasco é uma Maçonaria. Só que aberta”. Sim, somos uma família. E se formos analisar bem o sentido da palavra família, vamos entender ainda mais os motivos que nos fizeram escolher esse clube, essa idéia, para amar e carregar no peito até o fim. Não quero aqui dizer que quem não segue o Vasco está errado ou é pior do que nós. Longe disso, pois se assim estivesse procedendo, estaria eu indo de encontro a tudo que prego. Quero dizer que seguir essa idéia é algo diferente.

E hoje, depois de tantas dificuldades que passamos, depois de oito anos em que o clube fora rebaixado não só de divisão, mas de importância, eis que o vemos ressurgir não das cinzas, mas da sua glória que sempre será imaculada. O que o Vasco é ninguém vai mudar. Podem nos ignorar o quanto quiserem, mas a história já está escrita. E é essa história que me deixa emocionado a cada 21 de agosto. Porque só entende o que é ser Cruzmaltino quem é.

E hoje não quero falar de jogo algum. O que quero falar é que me sinto feliz demais por existir essa família que dia após dia vai se fortalecendo. Vemos mais camisas do Vasco nas ruas. Vemos mais fraternidade, e apesar de ainda existirem adeptos da selvageria, esses logo logo serão esquecidos. Ou talvez se voltarão para o propósito inicial de seguir à idéia e não a uma pessoa. Porque as pessoas falham... mas as idéias não!

Parabéns Vasco da Gama!

Obrigado por existir. Obrigado por seres mais que um clube de futebol. Obrigado pela escolha de agregar a todos, portugueses, nordestinos, negros, mulatos, pobres, ricos, analfabetos, letrados, doutores, estudantes, mulheres, homens, judeus, cristãos, mulçumanos, pais, mães, filhos, filhas, netos, avós, avôs... a todos!

Um clube que se iniciou com um grupo e que se expandiu.

Nada mais democrático.

Nada mais social!

Ao Vasco tudo!

Música da semana: Jane’s Addiction – Just Because

Nenhum comentário:

Postar um comentário